Morre o maestro Ernst Mahle, referência na música erudita e criador da Escola de Música de Piracicaba
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Alemão trabalhou como músico, compositor, regente e educador musical de relevância nacional e internacional. Velório ocorre nesta terça-feira (13) a partir das 9h. Maestro Ernst Mahle
Orquestra Sinfônica de Piracicaba/Divulgação
Ernst Mahle morreu, aos 96 anos, na noite desta segunda-feira (12) em Piracicaba (SP).O maestro alemão teve história marcada pela atuação na música erudita nacional e internacional, além da criação da Escola de Música de Piracicaba (EMP).
Receba notícias no Canal de WhatsApp de Piracicaba e região
A partida também foi anunciada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), que manifestou nota de pesar.
“Prestamos nossa mais sincera homenagem a esse que foi — e continuará sendo — um dos maiores nomes da música brasileira e internacional”, afirma a OSP em nota à imprensa.
Ernst trabalhou como músico, compositor, regente e educador musical. Deixou esposa, quatro filhos, netos, bisneta, familiares e amigos. O velório ocorre a partir das 9h desta terça-feira (13) no Cemitério Parque da Ressurreição. O sepultamento está marcado para às 16h30 desta terça.
Trajetória
Ernst Mahle nasceu em Stuttgart, Alemanha, em 3 de janeiro de 1929. Chegou no Brasil em 1951 e continuou os estudos musicais no Conservatório Dramático e Musical, em São Paulo. Em 1953, fundou a Escola de Música de Piracicaba ao lado da esposa, Maria Apparecida Romera Pinto (Cidinha). Hoje, a escola leva o nome do maestro.
“A instituição, fruto de uma visão ousada e de um espírito genuinamente comunitário, tornou-se símbolo de excelência e inclusão cultural, abraçando alunos de todas as condições e formando músicos que hoje atuam nos mais diversos palcos do país e do exterior”, afirma a OSP.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba